Uma história contada pelo Max Gehringer que demonstra como uma informação simples, considerada óbvia, pode causar um grande impacto nos negócios de uma empresa.
Em resumo: ele trabalhava em uma empresa que produzia batatinhas fritas e que tinha a liderança folgada do mercado. Então, as vendas começaram a cair porque a empresa concorrente estampou em suas embalagens de batatinhas: “Não contém colesterol”.
Essa característica não era um diferencial da concorrência: como apenas gordura de origem animal tem colesterol e as batatas eram fritas em óleo vegetal, as batatinhas eram livres de colesterol, o que para a empresa era óbvio.
No entanto, a informação não era óbvia para os consumidores tanto que a liderança somente foi reestabelecida quando a empresa passou a utilizar a mensagem “Totalmente sem colesterol” nas suas embalagens.
Nem sempre é fácil identificar até que ponto determinada informação é relevante, em especial diante da diversidade do público. Uma boa prática é se colocar no lugar do destinatário da mensagem e perguntar: é óbvio? Mesmo que a primeira resposta seja sim, perguntar: para quem?
Havendo dúvidas, informar é o melhor caminho para uma comunicação eficiente.