Essa é a principal conclusão do relatório Especial Edelman Trust Barometer 2021 – se antes as marcas apostavam no amor dos clientes, hoje elas devem estar atentas em ser confiáveis pois esse fator tem ascendido como decisivo para a compra entre os brasileiros.
Segundo o estudo, quando confiam na marca:
- 74% dos brasileiros afirmam que vão defendê-la, recomendá-la, exibi-la e falar sobre ela em redes sociais
- 72% dizem que vão comprar
- 43% vão engajar-se em atividades e compartilhar dados e
- 40% vão se manter fiéis mesmo se algo der errado.
Interessante notar que esses números são maiores no Brasil em comparação aos dados globais do estudo.
Para o mercado nacional, a confiança de marca (“brand trust”) está se tornando mais importante como um fator na compra e, portanto, um diferencial competitivo.
Nesse cenário, acredita-se que algumas marcas continuarão sendo amadas (“love brands”) mas, mesmo mantendo o afeto dos consumidores, perderão um pouco da sua importância e relevância de consumo para as marcas que sejam “love brands + trust”, ou seja, consigam conquistar tanto o amor quanta a confiança dos consumidores.
Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/08