Existem aspectos específicos a serem avaliados na elaboração de um plano de comunicação eficiente considerando as características próprias de cada ação, como por exemplo, se será realizada apenas em determinada localidade, se será destinada a uma base de clientes exclusiva.
Contudo, existem aspectos que sempre deverão ser observados para afastar o risco de ruídos na comunicação, que podem causar uma percepção negativa da marca promotora, bem como autuações pelos órgãos de fiscalização, caso seja constatado que não foram garantidos os direitos dos consumidores.
Em linhas gerais, a mensagem deverá ser correta, clara, precisa e ostensiva, trazendo informações sobre a oferta anunciada, tais como condições e forma de participação, período de validade, descrição do prêmio ou benefício que é oferecido.
Além disso, o texto precisará ser redigido em linguagem que permita sua compreensão utilizando fonte de tamanho que possibilite uma boa visualização.
Por fim, vale ressaltar que, quando o material de divulgação não puder ser manuseado pelo consumidor, as mensagens deverão ser mantidas no sentido horizontal para facilitar a leitura e o entendimento, sem aplicação de textos nas laterais das peças.
COMO ELABORAR UM PLANO DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE COM FOCO NO CONSUMIDOR
